top of page

Grêmio Estudantil: O Retorno

  • Ágatha Melissa; Beatriz Deluiz e Ana Clara Molina
  • 8 de mai. de 2015
  • 3 min de leitura

Capturar.jpg

O que é o Grêmio?

O Grêmio é a representação máxima dos estudantes da escola; nele, é possível defender os direitos e interesses de cada participante, argumentar, expondo e defendendo as opiniões de cada um e ainda aprender sobre política, cultura, entre outros. Um de seus principais objetivos é fazer com que a participação dos alunos nas atividades do colégio aumente, dando voz ativa aos estudantes e fazendo-os parte da construção das regras e normas da instituição de ensino.

Uma pesquisa foi feita sobre alguns momentos em que os alunos mostraram a força de um estudante engajado na luta pelos seus direitos:

1710 - Quando mais de mil soldados franceses invadiram o Rio de Janeiro, uma multidão de jovens estudantes de conventos e colégios religiosos enfrentou os invasores, vencendo-os e expulsando-os.

1827 - Foi fundada a primeira faculdade, a Faculdade de Direito do Largo São Francisco. Este foi um primeiro passo para o desenvolvimento do movimento estudantil.

1937 - Criação da União Nacional do Estudante (UNE), a entidade brasileira representativa dos estudantes universitários.

1963/1964 - Os estudantes foram responsáveis por um dos mais importantes momentos de agitação cultural da história do país. Era época do Centro Popular de Cultura (CPC) da UNE, que produziu filmes, peças de teatro, músicas, livros e teve uma influência, que perdura até os dias de hoje, sobre toda uma geração.

Existem muitos outros exemplos a ser citados sobre como um grupo unido de estudantes pode fazer a diferença no meio do caos que está no Brasil atualmente.

É possível saber mais sobre a formação de um grêmio no site:

http://www.mundojovem.com.br/gremio-estudantil/gremio-passo-a-passo

Capturar.jpg

Alunos reunidos para discussão das etapas para formação do Grêmio - CP 2 - Realengo II

Para falar sobre a reorganização do grêmio do campus Realengo II, a estudante Marcelly Firmino, aluna representante nos encontros sobre o grêmio, foi entrevistada pelo The CP2 Times.

The CPII Times - Como começou o Grêmio em Realengo?

Marcelly Firmino - Em uma roda de debates sobre a Ditadura Militar, e dessa discussão, os alunos que participavam desse debate sentiram uma grande necessidade de formação de um grêmio. Daí, eles começaram a se reunir com pessoas que compartilhavam do mesmo desejo e deram início aos encontros, que tornavam-se cada vez mais cheios.

The CPII Times - Como se constitui um grêmio?

Marcelly Firmino - Comissão pró-grêmio: grupo de alunos interessados na formação do grêmio.

Tem como tarefas: divulgar a ideia do grêmio na escola, elaborar o estatuto e convocar a assembleia geral;

Assembleia Geral: reunião de todos os alunos da escola para discutir e aprovar algumas propostas do grêmio. É o órgão máximo de decisão do grêmio estudantil. Para garantir que a decisão da Assembleia Geral seja representativa, pelo menos 10% dos alunos matriculados na escola deverão estar presentes na reunião; do contrário, convoca-se outra Assembleia Geral.

Comissão Eleitoral: grupo formado por dois representantes de cada chapa, representantes de classes e Cordenação Pedagógica da escola. Será responsável por todo o processo eleitoral: fazer as cédulas com os nomes das chapas, providenciar a urna, contar os votos e divulgar os resultados.

The CPII Times - Qual a data prevista para o ínicio das reuniões do Grêmio?

Marcelly Firmino - Nós estamos indo muito mais rápido do que imaginávamos, mas tudo depende do andamento das Assembleias e reuniões. Esperamos que em um mês e meio já estejamos com tudo certo.

The CPII Times - E quanto ao Estatuto?

Marcelly Firmino -O Estatuto provisório que será representado na Assembleia Geral é do campus São Cristóvão, e depois do grêmio já formado, a primeira reunião será sobre um novo Estatuto de acordo com as especificações do campus Realengo, totalmente adaptado para a unidade de Realengo.

Hoje, no dia 08/05, as reuniões dos alunos já surtiu resultado e agora é com a Comissão Eleitoral. É importante dizer que, quem quiser formar chapas para a eleição, tem que se organizar desde já.

 
 
 

Comments


Por Trás do Blog
Leitura Recomendada
Procurar por Tags
  • Facebook Basic Black
  • Twitter Basic Black
  • Google+ Basic Black
Siga "PELO MUNDO"

Visitantes

bottom of page