top of page

SeSOP? O que é?

Pelas crescentes discussões dos alunos sobre este tema em algumas reuniões (principalmente nas últimas assembleias organizadas pelos mesmos), a equipe do Corta Pro Cp2 resolveu perguntar a alunos e funcionários, e descobrir o que é o SeSOP e qual a função deste setor

Para os alunos, no Campus Realengo II, não há novidade alguma na dificuldade de comunicação entre eles e a direção, além da frequente atribuição de culpa deste fato ao SeSOP, um dos órgãos administrativos da unidade. Sobre reclamações dos estudantes referente à desinformação quanto à esse setor, descobre-se uma lacuna junto ao nome SeSOP.

Setor de Supervisão e Orientação Pedagógica

“Eu não sei o que é o SeSOP, por isso, não posso falar se eles exercem bem ou mal sua função porque, afinal, qual é a função do SeSOP? Ninguém sabe e eu acho isso uma falta de respeito com os alunos ”, disse uma estudante do 1º ano do ensino médio. Mais uma demonstração da pouca informação disponível que se tem deste setor é que, mesmo entre funcionários do colégio, entre cinco pessoas questionadas sobre, apenas uma soube esclarecer o significado da sigla: Setor de Supervisão e Orientação Pedagógica. Outra especulação obtida sobre o ofício do SeSOP foi da aluna Larissa Gusmão. “Eu acho que o SeSOP deveria ser um caminho de informações para nós sobre tudo que acontece no colégio”, declarou.

Segundo Renan, pedagogo da unidade e funcionário do Setor de Supervisão e Orientação Pedagógica, dentre diversas funções do SeSOP, a equipe atua mediando o processo educacional dos alunos, prestando assistência à direção nas questões pedagógicas, além de desenvolver movimentos relevantes à comunidade escolar, como apoio a estudantes com baixo rendimento, problemas com álcool e drogas e assessoria a projetos de vocação profissional e iniciação científica.

Ele alegou ainda que a queixa dos estudantes sobre ao SeSOP, no que se refere à carência de informações, é equivocada e deve-se à ausência de um canal oficial de informes aos alunos. Assim, essa responsabilidade recai sobre o setor. Ele afirmou que as reclamações de má execução de atividade nem sempre são, de fato, culpa dos funcionários, que às vezes não possuem as informações requisitadas, mas que tentam preencher esse vazio comunicativo da melhor forma. Por isso, inclusive, houve a criação do blog do SeSOP em 2015 (veja o link: http://sesopr2.blogspot.com.br/).

Ao ser questionado sobre a carência de um setor específico para a função comunicativa no Colégio, o diretor-administrativo, Marcos Vinícius Costa afirmou que, devido à falta de profissionais próprios para a função, a criação deste torna-se impossível.


Por Trás do Blog
Leitura Recomendada
Procurar por Tags
  • Facebook Basic Black
  • Twitter Basic Black
  • Google+ Basic Black
Nenhum tag.
Siga "PELO MUNDO"
bottom of page